Cinco itens que devo levar em consideração antes de escolher uma especialização.

É comum que estudantes de Odontologia tenham muitas dúvidas na hora de escolher a sua especialidade. Muitos já entram na graduação com aquela ideia de “quero ser buco-maxilo-facial” ou “meu sonho é atender as crianças e ser odontopediatra”. Mas antes de iniciar a tão almejada especialização, é necessário conhecer a si mesmo, e o dia a dia da rotina clínica da especialidade.

Logo que me formei não iniciei diretamente um curso de especialização. No primeiro ano de formado fiz um aperfeiçoamento em cirurgia oral menor, pois o local onde trabalho possuía essa necessidade profissional. E isso é algo que acredito deva ser levado em consideração.

Trabalhar um tempo na área clínica para poder verificar realmente a área que gosta. Na graduação, passamos por tudo de maneira muito intensa, e, às vezes, não nos atentamos devidamente a todas as áreas.

Logo depois de formado e já atuando clinicamente podemos pontuar cada área de acordo com o gosto, habilidade e mercado. Depois de analisar cada ponto é hora de começar a busca por informações. Então separei cinco itens que devem ser levados em consideração antes de escolher a tão esperada especialização:

1 – Satisfação: você precisa escolher uma especialidade odontológica que vai te dar prazer. Sabemos que algumas áreas costumam ser mais valorizadas que outras. Porém, pensar só na remuneração não dá! Motivo: O que dessa área te faz realmente querer?

2 – Especialistas que já atuam na área: É muito importante também conversar com dentistas que trabalham na especialidade que você pretende escolher, assim fica mais fácil conhecer a realidade do dia a dia.

3 – Mercado de trabalho: Outro fator importante é observar a concorrência que a especialidade tem no mercado. Optar por algo que possui demanda, lhe fará ter a agenda lotada.

4 – Tempo: Além dos dias de aula, você terá muito estudo, caso queira aproveitar ao máximo o seu investimento. Isso leva tempo, e para ser algo bem feito, planeje. Verifique se você tem tempo disponível.

5 – Pesquise: Avalie bem qual instituição (reconhecimento), custos e horários, professores e experiência. Além disso, converse com ex-alunos, pois eles podem ter um papel importante na decisão do seu futuro profissional. Então, considere: quais possibilidades podem lhe oferecer isso?

Finalizo com algo que aprendi nesse tempo de formado. Tão importante quanto à área que irá escolher é o seu empenho e esforço nela. Tudo que você faz com muita dedicação e garra irá prosperar. Às vezes pode demorar um pouco, mas o resultado vem. Se há uma dica que sempre dou e que sou prova viva disso é: leve os estudos a sério! Assim, a sua força de vontade trará resultados que você jamais esperou.

Até o próximo texto! 😉


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: