Expectativas de futuros dentistas da ULBRA de Cachoeira do Sul, no Papo de Dentista.

O nosso Papo de Dentista é com os alunos do 9° Semestre de Odontologia da ULBRA de Cachoeira do Sul/ RS. A visita aconteceu na fábrica da Schuster, que com frequência recebe outras turmas, que também estarão no blog com novos temas sobre o universo estudantil dos futuros dentistas.

Nesse contato, além dos alunos conhecerem toda nossa linha de produtos, também aprenderam sobre o processo produtivo, desde o desenvolvimento do projeto até a expedição dos equipamentos. Aproveitamos o momento para entrevistar os 21 alunos da Universidade, a fim de compreender suas expectativas e pontos de vista como futuros profissionais.

Foram levantados temas como dificuldades para alcançar os objetivos na carreira, diferenciais competitivos, e conteúdos que são pouco explorados na odontologia. As respostas trouxeram reflexões que servirão para todos que trabalham na odontologia ou prestam serviços aos dentistas, além de professores e instituições de ensino.

Diante disto, separamos alguns trechos que fizeram parte dos comentários dos alunos e que criaram uma melhor compreensão do tema. Todos os nomes foram resguardados a fim de gerar apenas o conhecimento sobre os assuntos.

Perguntamos no primeiro momento quais eram as expectativas para o futuro como profissionais dentistas. Você vê algumas respostas que, de uma forma geral, representaram a opinião de quase toda a turma:

– Minha expectativa é que exista campo de trabalho e que a odontologia continue em constante evolução, possibilitando novas técnicas e novos procedimentos. Estudante de 27 anos.

– Espero oportunidades de emprego e mais reconhecimento na nossa área, valorizando o dentista. Estudante de 23 anos.

– Pretendo me tornar um profissional mais humano, sempre buscando conhecimento e dando o melhor para o meu paciente. Estudante de 22 anos.

– Espero que o mercado de fornecimento de materiais, assim como a odontologia, continue evoluindo cada vez mais tecnologicamente. Estudante de 23 anos.

– Me aperfeiçoar após concluir a graduação, buscando mais conhecimento para conquistar o sucesso profissional. Estudante de 28 anos.

– Ser um profissional reconhecido por um trabalho de qualidade. Estudante de 25 anos.

Outra questão abordada foi sobre as dificuldades que eles acreditam que encontrarão e que serão preocupantes para alcançar seus objetivos. Além do mercado competitivo, a desvalorização da profissão foi citada.

– Os profissionais que vendem o seu trabalho por muito pouco, desvalorizando o dentista. Estudante de 20 anos.

– Dificuldade de conquistar clientes e dificuldade para montar o consultório odontológico.  Estudante 22 anos.

– Crescente desvalorização da profissão em clínicas odontológicas. Estudante de 21 anos.

– Ser uma área bem competitiva e que requer um investimento alto. Estudante de 24 anos.

– Questões financeiras e iniciar a carreira com pouco conhecimento dos pacientes em relação ao meu trabalho. Estudante de 21 anos.

– Atualmente o mercado da odontologia está bastante concorrido, por isso o profissional necessita um diferencial para obter o seu espaço. Estudante de 28 anos.

Depois de compreendermos as dificuldades dos estudantes, pensamos em um novo questionamento que pudesse descobrir caminhos para esses obstáculos. Saber o que eles pensam como diferencial competitivo e essencial para o mercado odontológico.

As respostas nada mais são do que a busca por excelência no vasto universo da odontologia. Veja o que os alunos falam sobre isso:

– Usar instrumentos de alta qualidade, desde produtos a equipamentos que proporcionem o melhor procedimento aos pacientes. Estudante de 22 anos.

– Buscar o conhecimento pessoal e profissional, associado à qualidade e um preço justo. Estudante sem a idade relatada.

– Manter-se atualizado e fornecer sempre um trabalho de boa qualidade. Estudante de 23 anos.

– Caminhar junto à evolução das tecnologias e ampliar conhecimento, aprimorando técnicas. Estudante de 20 anos.

– Acredito que quanto maior for nosso conhecimento, mais qualidade de cursos de atualizações e especializações, além de um bom marketing em relação ao trabalho realizado evidenciará nosso diferencial. Estudante de 22 anos.

– Excelência em atendimento ao cliente, atualizações constantes de conhecimento e investimento em equipamentos de qualidade. Estudante de 28 anos.

Para encerrar nossa entrevista, a intenção foi compreender o que poderia ser abordado com mais frequência no percurso acadêmico dos estudantes. Por isso, questionamos o que eles acreditavam que poderia ser mais explorado e que contribuiria com o seu futuro profissional.

– Aprofundar o conhecimento nos diferentes tipos de materiais presentes no mercado. Estudante de 21 anos.

– Legislação para abrir um consultório, explicações de como utilizar os equipamentos odontológicos. Estudante de 24 anos.

– Acredito que novas tecnologias e a utilização de equipamentos mais modernos deveriam ser exploradas já na graduação. Estudante de 28 anos.

– Conhecer além da prática e teoria, a gestão do consultório e o dia a dia de um dentista. Estudante de 22 anos.

– Conhecer materiais na prática clínica diária, que estão entrando no mercado de trabalho, para aperfeiçoar e modernizar os atendimentos. Estudante de 20 anos.

– Poderia ser mais explorado a parte comercial e administrativa de um consultório, que apenas é explorado nos últimos semestres. Estudante de 23 anos.

Este foi o retorno que tivemos dos estudantes durante a visita na Schuster e que abriram novos horizontes para continuarmos nossa caminhada, contribuindo com os profissionais dentistas. Os questionamentos nos auxiliaram no entendimento da necessidade de evolução constante, e do contato direto com o público, desde a sua formação até sua profissionalização na odontologia.

Construir um caminho que acrescente na saúde bucal de todos, sempre será nossa missão.

Se você, estudante ou dentista, tem algo mais para contribuir com os assuntos abordados, escreva para a gente. Suas expectativas serão bem-vindas ao nosso blog.