Avestruz ou Pavão. Qual é o seu avatar nas redes sociais?

As redes sociais exigem uma disponibilidade e uma comunicação de fato. Nada mais chato do que um perfil apático, meio abandonado e sem atualizações constantes. Estamos vivenciando a grande revolução nos meios de comunicação. E já vou logo avisando: ninguém sabe ao certo o que irá acontecer e mente aquele que diz que tem todas as respostas. Estamos construindo a grande vitrine da aldeia global. Nada ainda está acabado e tem muita coisa por vir. Temos de estar inseridos nessa vitrine.

Hoje, mudaram-se todas as referências de comunicação e propaganda que há mais de dois séculos orientavam o mercado consumidor. O que está comandando essa revolução é o chamado networking social ou, popularmente falando, as ditas Redes Sociais. E se você não faz parte delas, trate logo de achar a sua turma e ajudar a construir a grande vitrine da verdadeira aldeia global.

As redes sociais são meios de comunicação em que todo mundo é visto em escala mundial, em tempo real e por 24 horas por dia. Como exemplos de redes sociais, podemos citar: Facebook, Instagram, Twitter, Blogs, entre tantas outras que surgem a cada dia na internet.

O Facebook conta com a maior rede de perfis associados em suas páginas. São mais de 2 bilhões de perfis, trocando informações, impressões, notícias, conhecimento. O Instagram e o Stories viraram o queridinho do marketing digital e todo dia criam uma celebridade instantânea… O mini blog Twitter já
mostrou a força que tem 140 caracteres. Já são mais de dez bilhões de mensagens trocadas por seus usuários. Os Blogs praticamente dominaram o setor de informação e de notícias oficiais ou oficiosas.

Toda essa exposição é muito atrativa, mas também pode ter o seu lado ruim. Então, devemos compreender como funcionam essas grandes redes de networking social, dominando as suas ferramentas e aplicativos, pois, os olhos do mundo estarão em você. Agora, não pense que você pode ficar de fora
dessa revolução, alegando que seus clientes não fazem parte desse mundo. Os Perfis brasileiros tem presença maciça em quase todas as Redes sociais. A participação brasileira no Facebook cresce a cada dia em contagem exponencial. No Instagram, o Brasil quase domina o Stories…

Então agora lhe pergunto: qual será seu avatar, avestruz ou pavão?

O avatar do avestruz é aquele que vai enfiar a cabeça embaixo da terra, fingir que nada está acontecendo e perder a tsunami que as redes sociais estão formando. Para isso, é fácil. Basta você ignorar ou manter um perfil apático nessas redes sociais. Não adianta você ter somente o perfil. As redes sociais exigem uma disponibilidade e uma comunicação de fato. Nada mais chato do que um perfil apático, meio abandonado e sem atualizações constantes.

Várias empresas já perceberam isso e mantém analistas de redes sociais e olheiros permanentemente conectados aos humores de seus clientes. Você pode me perguntar: isso dá trabalho? A minha resposta é: sim. Muito trabalho! Se você não tem essa disponibilidade e não quer ser um avestruz, já há no mercado, profissionais capacitados para manter o seu perfil atualizado. Mas cuidado com a escolha do profissional, porque também nada é mais chato do que vincular material plagiado de outras pessoas em seu nome.

Já o avatar pavão vai se mostrar em todo o seu esplendor. Atualizando o seu perfil, colocando o dia a dia de sua clínica, contando os cursos e congressos interessantes que participa ativamente. Dominando as ferramentas e os aplicativos das redes sociais, vinculando vídeos no You Tube que podem se transformar em verdadeiros virais. Mas como toda exposição, o pavão vai ter de conviver com a inveja, ressentimentos e críticas constantes. Você é capaz de aguentar isso? Quem usa o avatar do pavão tem de tomar cuidado para não se queimar na fogueira das vaidades.

Assim, entre o pavão e o avestruz, primeiramente, seja você! Estude os funcionamentos das redes sociais. Mantenha seu perfil e vá atualizando paulatinamente. Converse, interaja, pergunte a outras pessoas que estão, há mais tempo, e já dominam essas redes sociais. Vá acumulando capital intelectual para gastar de forma coerente e sincera na grande vitrine da aldeia global.