Projeto Social: Sorriso Originário – Saúde Bucal Indígena.

Este projeto de intervenção enfoca as estratégias educativas de prevenção à cárie dentária, considerada um problema de saúde pública por sua alta prevalência em crianças. A intervenção ocorre na aldeia indígena Lagoa Rica (Panambi), localizada no município de Douradina, Mato Grosso do Sul, Brasil. O objetivo geral é estimular hábitos de higiene bucal que possam minimizar a problemática das doenças bucais em crianças de cinco a treze anos. Como estratégias de desenvolvimento são utilizadas etapas de educação em saúde com a colaboração das crianças e seus responsáveis. Além disso, são usados recursos educativos que despertem o interesse dos envolvidos, tais como: manequins e cartazes.

Abordagem de Conscientização da Saúde Oral

É importante que a linguagem seja adequada, a fim de que todos sejam sensibilizados sobre o valor da saúde bucal. O objetivo desse projeto é alcançar resultados como: reduzir a prevalência de cárie nas crianças da aldeia, desenvolver o conhecimento da lesão de cárie como uma patologia, estimular as pessoas envolvidas a participarem dos processos educativos e incentivar a co-responsabilidade dos pais.

 

Dr. Nayo Hernandes e o Projeto Social

Trabalho faz seis anos como cirurgião-dentista em Douradina, no Sul do Mato Grosso do Sul, com aproximadamente 800 moradores. Além do atendimento no consultório odontológico, desenvolvo atividades de educação (prevenção) para que possa atingir um número maior de pessoas, inclusive aquelas que não têm o hábito de ir até a Unidade de Saúde, e principalmente demonstrar a importância de uma boa higiene oral, que também está diretamente ligada a outras doenças sistêmicas. Com a realização de palestras educativas, esperamos principalmente demonstrar a importância da escovação dentária cotidiana e seus benefícios para a prevenção da cárie dentária.

Despertar Interesse de Higienização

Através das diversas atividades realizadas, é possível despertar o interesse nos métodos corretos de higienização, permitindo que o mesmo interaja e se familiarize de forma mais rápida e natural com esses instrumentos. Além disso, muitas pessoas repassam a informação para os membros da comunidade, despertando a prática de educação em saúde bucal, assim como o uso de materiais educativos e coerentes com a realidade indígena.

 

Prevenção com Ações Educativas

O relato acima é um pouco do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que foi realizado em forma de projeto de intervenção na Especialização em Saúde Indígena (UNIFESP). Após anos trabalhando nesta área e vendo as dificuldades enfrentadas, resolvi estudar um pouco mais e colocar em ação o projeto. Hoje, o que antes estava apenas escrito em um documento de word, está sendo desenvolvido, e agora precisa se concretizar. Com o apoio de amigos e empresas, o projeto se tornou uma realidade. Considero que a ideia poderá servir de apoio para colegas que querem executar atividades educativas, coletivas de prevenção, e também como um incentivo para aqueles que desejam colocar em prática ações de prevenção e promoção em saúde bucal.

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero” – Nelson Mandela.

E se você gostou do projeto, deixe o seu comentário e/ou sugestão! Siga a rede social do projeto @sorrisooriginario no Instagram. Até a próxima!