Traumatismo em Dentes Decíduos.

O QUE SÃO “TRAUMATISMOS EM DENTES DECÍDUOS”?

São traumas dentários que acometem crianças em tenra idade. A prevalência de traumatismo em dentes decíduos pode atingir até 35% das crianças em idade pré-escolar sendo a faixa etária de 1 a 3 anos a mais acometida.  Os traumatismos em dentes decíduos, que podem variar desde simples trincas em esmalte até a perda do dente decíduo traumatizado, causam grande impacto emocional nos pais e nas crianças.

Eles geram inúmeras consequências em importantes funções da cavidade bucal tais como a mastigação, fala, estética e podem atingir em maior ou menor grau o germe do dente permanente em formação.

As lesões geralmente acometem a região superior da boca e os dentes centrais são os mais atingidos. Pacientes portadores de má-oclusões como mordida aberta anterior, sobressaliência acentuada ou incisivos protrusos estão mais propensos a traumatismo dentários, alterações essas, que ocorrem geralmente em decorrência de hábitos de sucção de dedo ou chupeta, por tempo superior ao tolerável, e em respiradores bucais. (Figura 1)

DIAGNÓSTICO DE TRAUMATISMO

A primeira medida a ser tomada na ocorrência de traumatismo dentário é buscar atendimento odontológico especializado para que as consequências sejam minimizadas.

Na avaliação inicial do traumatismo dentário realizada pelo cirurgião dentista, é imprescindível que ocorra uma anamnese detalhada e investigação da história médica do paciente, bem como um minucioso exame clínico intra e extrabucal e exame radiográfico inicial para posterior acompanhamento e evolução de cada caso.  Essas etapas são fundamentais para elaboração de um diagnóstico adequado a para indicação da melhor opção de tratamento, até mesmo avaliar a necessidade ou não de uma intervenção imediata.

TIPOS DE TRAUMATISMOS EM DENTES DECÍDUOS

As lesões traumáticas podem envolver tecidos moles e os tecidos de suporte (ligamento periodontal e osso alveolar). Podem variar de pequenas lesões nas estruturas de sustentação com ou sem mobilidade dentária (concussão ou subluxação), luxações com ou sem deslocamento associado, podendo ainda haver deslocamento do dente decíduo para dentro do alvéolo (luxação intrusiva – figura 2) ou um deslocamento parcial para fora do alvéolo (luxação extrusiva- figura 3) e ainda avulsão que é o deslocamento total do dente decíduo para fora do seu alvéolo (“dente na mão” – figura 4).

Também fazem parte dos traumatismos dentários, as lesões que atingem os tecidos duros dos dentes: trincas de esmalte (sem perda de estrutura), fratura de esmalte (com perda de estrutura dentária), fratura coronária de esmalte e dentina podendo ou não haver exposição pulpar, fratura de coroa e raiz com ou sem exposição pulpar, fratura radicular ou ainda fraturas que envolvem o processo alveolar.

CONDUTA CLÍNICA E TRATAMENTO DAS SEQUELAS NOS DENTES DECÍDUOS

Os tratamentos dos traumatismos em dentes decíduos podem envolver apenas acompanhamento clínico e radiográfico periódico, reposicionamento dentário, contenção dentária- variando de acordo com a complexidade de cada caso, restaurações funcionais e estéticas, tratamento endodôntico e nos casos mais graves a perda do elemento dentário (extração). Reimplante de dente decíduo é um assunto controverso no que diz respeito as vantagens de se reimplantar o dente avulsionado, cada caso deve ser avaliado individualmente.

O prognóstico do traumatismo leva em conta a severidade do trauma, o estágio do desenvolvimento dental no momento em que ocorreu o mesmo e o comprometimento do sucessor permanente. Quanto mais cedo o paciente que sofreu traumatismo dentário for atendido, melhor será o prognóstico. Vale ressaltar que os dentes traumatizados devem ter acompanhamento clínico e radiográfico até o período de irrompimento do dente sucessor permanente.

CONSEQUENCIAS PARA DENTIÇÃO PERMANENTE

Os dentes permanentes podem sofrer consequências pelos traumatismos dos dentes decíduos pela proximidade anatômica com o germe do dente permanente sucessor. (Figura 5) Elas estão diretamente associadas à intensidade do traumatismo, estágio de formação do dente permanente, força do impacto e tipo de trauma no dente decíduo.

Os distúrbios podem aparecer como alterações na formação do esmalte dentário que variam de uma mancha branca (figura 6a)até mesmo uma alteração na estrutura do esmalte dentário- caracterizando-se clinicamente por uma alteração de cor branca ou amarelo acastanhada. (figura 6b). Podem ocorrer também, alterações na angulação da coroa ou raiz em relação ao longo eixo do dente (figura 7), malformação do germe dentário e até mesmo a interrupção da formação do germe do dente permanente (raro).

TRATAMENTO PARA REPERCUSSÕES NO DENTE PERMANENTE

Os tratamentos para as alterações na dentição permanente incluem restaurações estéticas, tratamento endodôntico, ortodôntico, cirúrgico e planejamento reabilitador.

PREVENÇÃO DE TRAUMA

Embora se reconheça a dificuldade em prevenir trauma na dentição decídua, algumas medidas podem ser adotadas para evitar a ocorrência dos mesmos, tais como: cuidado com locais com muitos móveis e quinas, evitar que as crianças andem de meias que não contenham antiderrapante, EVITAR uso de andadores, não deixar as crianças muito pequenas sozinhas, principalmente em lugares altos, escadas.

Ao andar de carro devem ser usadas cadeiras apropriadas a cada faixa etária. Deve se atentar para remoção de hábitos de sucção no período correto e quando necessário, correção de má-formações dentárias que podem contribuir para protrusão dos incisivos superiores.

Imagens:

  1. REFERÊNCIA: Kramer, Paulo Fiorini – Traumatismo na dentição decídua: prevenção, diagnóstico e tratamento/ Paulo Fiorini Kramer, Carlos Alberto Feldens. -2ed.- São Paulo: Santos, 2013. 336p.:il.;28cm

Referencias:

  1. Guedes-Pinto AC, Wanderlei MT, Cadioli IC, Mello-Moura ACV. Abordagem integral do traumatismo na dentição decídua. In: Filho RB, Macedo MCS. Atualização clínica em Odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2007. p.413-35.
  2. Capítulo 16 LIVRO: Guedes-Pinto AC, Bonecker M, Rodrigues CRMD. Odontopediatria – Fundamentos em Odontologia. 2009.
  3. Capítulo 12 LIVRO: Andreasen JO. Texto e atlas colorido de traumatismo dental. 2001.