O blog da Schuster estreou nesta semana com o artigo sobre esterilização dos equipamentos odontológicos, fundamental para a manutenção da biossegurança do consultório. Nós vamos seguir no assunto, mas desta vez destacando outros mecanismos indispensáveis: a importância da limpeza da sua peça de mão, uma ação que antecede a esterilização.
Da vida útil à biossegurança
O cuidado com a limpeza do instrumento é importante em diversos aspectos. Por exemplo, para garantir o bom funcionamento e consequentemente ampliar a sua vida útil. Mas o fortalecimento da biossegurança do consultório odontológico também passa por esses processos.
Os procedimentos garantem a adequação do consultório às normas previstas pela vigilância sanitária. As canetas de alta e baixa rotação precisam receber muita atenção, já que atuam em áreas de alta contaminação, como a cavidade bucal.
A limpeza é a primeira ação para manter os equipamentos livres de resíduos e materiais biológicos após os procedimentos com os pacientes.
Processos de limpeza e lavagem
O processo de lavagem e limpeza pode ser feito em até cinco etapas – como mostramos no vídeo abaixo. Deverão ser utilizados papel toalha, saco plástico e gaze. É claro, não podem faltar água e detergente enzimático.
Somente depois disso, o seu equipamento fica livre da sujidade, possíveis contaminações e preparado para avançar ao processo de esterilização. Viu como é rápido, fácil e ao mesmo tempo importante para o trabalho em seu consultório?
E você, tem alguma dica de limpeza de seus instrumentos?