Correção de assimetrias dentárias e sorriso gengival com Ortodontia e Cirurgia Periodontal.

Pesquisas bem conduzidas já comprovaram que o desvio da linha média dentária superior em relação à linha média facial pode ser considerado antiestético quando exceder 2 mm de desvio. Além disso, desvios da linha média superior associados a angulação incorreta dos dentes superiores são considerados ainda mais prejudiciais a estética do sorriso. Os desvios entre as linhas médias superior e inferior são importantes pois podem representar uma relação oclusal inadequada entre os arcos, com intercuspidação prejudicada e consequências funcionais importantes. As causas mais comuns para os desvios da linha média superior são perdas dentárias unilaterais, agenesias, tratamentos ortodônticos mal conduzidos e assimetrias esqueléticas. O tratamento desse desvio pode ser realizado ortodonticamente pela movimentação de todos os dentes para o lado contrário com o auxilio de ancoragem esquelética ou através da obtenção de espaço com extrações dentárias. Outra alternativa terapêutica é a cirurgia ortognática, normalmente indicada quando há uma assimetria esquelética associada.

Também considerando normas estéticas obtidas através de pesquisas é possível afirmar que a exposição gengival no sorriso em mulheres não deve exceder os 2 mm quando mensurada na região do incisivo central superior, já para homens o ideal é que não haja exposição gengival. As causas mais frequentes da exposição gengival excessiva são a sobremordida excessiva com extrusão dos incisivos superiores, excesso maxilar vertical na região anterior e comprimento vertical do lábio superior reduzido e comprimento de coroa clínica reduzida. O tratamento varia de acordo com a causa, podendo ser realizado muitas vezes somente com Ortodontia e eventualmente, necessitando de cirurgia ortognática, cirurgia periodontal (gengival) ou aplicação de Botox no lábio superior.

O caso apresentado nesse artigo é um retratamento ortodôntico em que a paciente apresentava 4 mm de desvio da linha média superior para o lado direito, exposição gengival excessiva na região anterior e inclinação do plano oclusal. A paciente foi tratada com a remontagem do aparelho ortodôntico e instalação de duas mini placas como ancoragem para a correção da linha média e redução da exposição gengival com o tratamento ortodôntico que durou 20 meses. Após o tratamento ortodôntico a paciente foi submetida a procedimento de aumento de coroa clínica e restaurações nos dentes anteriores superiores. O resultado final demonstra uma melhora considerável na estética do sorriso da paciente (Figuras 1 e 2).


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: