A Importância dos Cuidados com os Dentes de Leite.

Os dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, apesar de serem temporários, exercem papel fundamental no desenvolvimento bucal da criança, pois são estes que dão lugar aos dentes permanentes (definitivos). Assim, os dentes decíduos devem receber os mesmos cuidados que os dentes permanentes para que completem seu ciclo com saúde e sem dor. Os dentes decíduos são em número de 20, dez em cada arcada, são menores e mais brancos que os dentes permanentes, por isso recebem a denominação “dente de leite”. Eles são compatíveis com a estrutura e tamanho da criança.

Desenvolvimento da Dentição

Os dentes decíduos surgem na cavidade bucal por volta dos 6 meses de vida do bebê, no entanto isso não é regra, alguns podem apresentar dentes antes ou depois deste período. A dentição decídua está completa por volta dos 3 anos de idade e próximo aos seis ou sete anos, eles começam a ser substituídos pelos permanentes, iniciando então a fase de dentição mista, que termina quando a dentição permanente se completa por volta dos 12/13 anos de idade.

Funções dos Dentes Decíduos

Dentre as diversas funções dos dentes decíduos, as principais incluem:  mastigação que auxilia na digestão dos alimentos; auxiliam no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face; ajudam no processo de desenvolvimento da fala, auxiliando na pronúncia correta das palavras; ainda, “guardam” o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que irrompam em posição adequada; e ainda funcionam como base fundamental para que a correta oclusão da dentição permanente obtenha êxito.

Higiene e Prevenção desde a Infância

O capítulo 3 do livro “Tratado de Pediatria” traz importantes informações a cerca de higiene e prevenção. Segundo autores, a cárie dentária é a doença crônica mais comum na infância, no Brasil por mais que a prevalência tenha diminuído bastante nos últimos anos, a cárie dentária ainda é um grande problema de saúde pública. A ocorrência de cárie na fase de dentição decídua tem impacto negativo na qualidade de vida da criança, bem como no seu desenvolvimento, uma vez que acarreta em dor, desconforto e muitas vezes impossibilitando ou restringindo a alimentação. (Chedid SJ, Blank D, Cury JA. Higiene Bucal Usando Fluoretos – Medidas de Prevenção. In: TRATADO DE PEDIATRIA – 4ª ed., organizada por Dennis Alexander Rabelo Burns et al.,seção 28, cap. 3, 2017.)

Hábitos de Saúde Bucal e Qualidade de Vida

Outro fator importante que deve ser levado em consideração é o fato do esmalte do dente decíduo ser mais “solúvel” a ácidos do que os dentes permanentes, o que faz com que a progressão de lesões de cárie nos dentes decíduos seja mais rápida. Quando não tratada, a doença cárie pode rapidamente evoluir para um processo inflamatório da polpa, causando grande desconforto e dor, levando a necessidade de tratamento de canal. Em casos mais graves, pode haver inclusive a perda do elemento dentário trazendo consequências ainda maiores para o desenvolvimento bucal da criança e afetando sua qualidade de vida.

A Importância do Atendimento Odontológico no Aparecimento do Primeiro Dente

Dessa forma, visto todas as funções dos dentes decíduos e o impacto das doenças que podem acometê-los, não existe dúvida quanto aos cuidados necessários com essa dentição, e quando recomendado, o tratamento. É imprescindível que o acompanhamento odontológico seja iniciado logo que esses dentem irrompam na cavidade bucal a fim de evitar possíveis problemas.

O mais indicado é que as crianças recebam atendimento odontológico especializado por parte do Odontopediatra no aparecimento do primeiro dente, ou ainda no primeiro ano de vida para receber orientações preventivas sobre amamentação, dieta, uso de mamadeira, higienização bucal e creme dental com flúor, uso de chupeta, entre outras informações importantes. Os hábitos adquiridos precocemente são levados para toda vida da criança.

Gostou do tema e quer saber mais sobre o assunto? Nos envie o seu comentário. Será um prazer interagir com você!