Dicas para interessados em Odontopediatria.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO) “A odontopediatria é a especialidade que tem por objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com outros profissionais da área da saúde”.

Arrisco dizer que a Odontopediatria é uma das áreas mais desafiadoras da Odontologia (e a mais apaixonante e recompensadora também). Muito mais que um consultório lúdico, colorido e de jalecos divertidos, a Odontopediatria é uma área que engloba todas as outras especialidades em uma só: somos endodontistas, cirurgiões, cuidamos da estética, “arriscamos” uma periodontia, e ainda acompanhamos todo desenvolvimento crânio-facial em conjunto com a  ortodontia.

Uma especialidade que vai muito além da simples relação paciente-dentista, ela requer amor, paciência, carinho, compreensão, pois nenhum paciente é igual ao outro. Muitas vezes eles chegam até nós assustados, com dor, receosos, com medo do desconhecido, alguns inclusive após já terem sido submetidos a diversos tratamentos sem terem solucionado o problema.

No manual de procedimentos clínicos da Associação Brasileira de Odontopediatria v2(2013), consta que nossa especialidade não deve realizar somente a “terapêutica”, mas sim trabalhar e condicionar o comportamento da criança para que ela possa desenvolver uma relação de confiança frente às questões Odontológicas.

É nesse momento que nossa especialidade faz a diferença! Acolhendo esses pacientes, entendendo suas particularidades, respeitando seus limites e ajudando a melhorar sua qualidade de vida.

A Psicologia se faz muito presente nesses momentos em nossa área, pois atendemos bebês, crianças e adolescentes em diferentes fases da vida, inseridos em diferentes contextos familiares. Acompanhamos as mudanças do paciente ao longo dos anos, tanto emocionais quanto fisiológicas. Segundo Tadaaki Ando, no prefácio à primeira edição do livro “Psicologia Odontopediátrica”, de autoria da Professora Denise Klatchoian: “o exercício da Odontopediatria é abrangente. O cuidado que se presta à criança não se prende apenas ao diagnóstico e à terapêutica específicos, mas também concorre para o processo de desenvolvimento de sua conduta. É assim que a Psicologia se entrelaça com a Odontopediatria”.

A Odontopediatria tem um grande valor no desenvolvimento de hábitos saudáveis para a vida de uma criança, uma vez que nosso objetivo vai muito além da saúde bucal, mas sim, a saúde geral do nosso paciente. Nós Odontopediatras,  temos a missão de criar bons hábitos aos nossos pacientes e incentivar a mantê-los. Precisamos desmistificar a ideia de que ir ao dentista é “assustador” e “doloroso” e contribuir para a formação de adultos mais conscientes e confiantes.

É recompensador ao final de um tratamento complicado, receber um abraço carinhoso, um sorriso intimidado, um desenho rabiscado e o reconhecimento da família, nossa principal aliada no condicionamento dos nossos pacientes. O ambiente desconhecido, como o consultório odontológico, tem tudo para se tornar amigável, basta cultivar persistência e dedicação. Ser Odontopediatra é “desfazer-se de fórmulas mágicas”, é ser sensível, aberto e acreditar que podemos dar o nosso melhor sempre, é enxergar além do simples atendimento, é ser humano acima de tudo.


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: