Quem são os responsáveis pelas embalagens após o consumo? EURECICLO

De acordo com o que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade pela destinação das embalagens geradas cabe a todos nós! Isso mesmo, aos comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, população e aos responsáveis pelos serviços de limpeza e manejo de resíduos. A responsabilidade compartilhada é um instrumento muito importante para solucionar problemas do lixo que produzimos. Todos os agentes envolvidos na cadeia de geração de resíduos possuem a obrigação de coletar e destinar as embalagens de forma ambientalmente correta.

Segundo informações do selo Eureciclo, existe uma meta nacional definida em acordo setorial, de que as empresas devem comprovar a destinação adequada de pelo menos 22% do seu volume total de embalagens. A Eureciclo auxilia empresas a se adequarem a essa meta para que as taxas de reciclagem aumentem em todo o país.

A Schuster no ano de 2020 assumiu a responsabilidade de 50% da destinação de suas embalagens ao mercado brasileiro, contribuindo com o desenvolvimento das usinas e dos operadores de reciclagem através da Eureciclo. A intenção da marca é caminhar para a responsabilidade de 100% das suas embalagens, que anualmente chegam ao número de 36 toneladas.  Para isso, trabalhar em parceria com a Eureciclo trará grandes resultados de consciência empresarial.

A Eureciclo, para quem não sabe, trabalha através de um modelo de compensação ambiental como solução para a logística reversa. A compensação ambiental, neste caso, consiste em destinar de forma ambientalmente correta uma massa de resíduos equivalente à massa das embalagens que uma empresa coloca no mercado. Através do incentivo aos operadores de coleta e triagem de resíduos recicláveis e por meio da tecnologia que acompanha o processo de destinação, coleta e tratamento é possível obter dados seguros de toda a consistência do processo.

Nossas embalagens começam a estar acompanhadas por um sorriso que transforma, um sorriso voltado ao futuro das novas gerações, um sorriso que respira o meio ambiente e o dever e a responsabilidade pelo lixo que produz. O impacto causado ao adotar a solução Eureciclo, vai muito além dos assuntos ambientais. As empresas que investem diretamente no selo, também estão apoiando as redes de cooperativas e operadores, gerando emprego, renda e incentivos para o aumento das taxas de reciclagem no país.

Através desse passo importante, convidamos todas as pessoas a pensarem nos deveres que as marcas possuem com o que produzem e destinam ao mercado. Convidamos a olharem de outra forma as empresas engajadas com causas importantes e que devem ganhar destaque entre seus consumidores e principalmente serem referência nos projetos ambientais e de responsabilidade social, incentivando a sua decisão de compra. Aproveite para ser você a mudança que o mundo precisa!


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: