Fotopolimerizador LED em procedimentos odontológicos? Conheça suas multifunções.

A cor da luz que o Fotopolimerizador LED transmite é determinada a partir das composições químicas que as combinações dos semicondutores geram e que agem junto aos procedimentos odontológicos, sendo esse modelo de equipamento o mais utilizado entre os dentistas e no qual falaremos no decorrer do texto.

A utilização de resina composta fotopolimerizável, faz do equipamento fotopolimerizador um instrumento indispensável para os dentistas. Para entender como usufruir deste equipamento, fique com a gente e descubra as multifuncionalidades que vem facilitando o dia a dia do profissional da saúde bucal.

Veja agora as Multifunções do Fotopolimerizador LED: 

RESTAURAÇÃO DIRETA

Como sabemos a cárie é uma doença infecciosa que mais persiste na população mundial.  O procedimento de restauração consiste em remover o tecido cariado, preencher a cavidade do dente com o material apropriado e utilizar o fotopolimerizador para finalizar, recompondo assim sua aparência natural e livre de infecções.

RESTAURAÇÃO INDIRETA

As restaurações indiretas, bem como as restaurações diretas possuem a mesma finalidade, a de tratar o dente. Porém, o procedimento de restauração indireta é realizado em laboratório com resinas compostas, cerâmicas entre outros materiais, ficando essa empresa responsável por enviar a peça ao dentista que irá aderir/colar ao dente do paciente e com o fotopolimerizador, fixar essa peça no dente já tratado.

COLAGEM DE BRÁQUETES

Se você pretende ser ou é um profissional da área ortodôntica, deve saber que para fazer a colagem de bráquetes é extremamente necessário ter um fotopolimerizador de qualidade, pois além de gastar menos tempo e ser mais prático, passa a certeza de que a resina estará bem polimerizada.

Dentre as especialidades da odontologia, talvez essa seja a que mais utiliza esse equipamento, especialmente pela facilidade que proporciona aos procedimentos ortodônticos.

CLAREAMENTO DENTAL

Para uso em clareamento dental com peróxido de hidrogênio, a utilização do fotopolimerizador é o método mais simples e menos invasivo para tratamento de dentes descoloridos, sendo eficiente para diminuir e eliminar manchas.

E se a preocupação é o aquecimento do equipamento durante o procedimento, saiba que a Luz LED gera aumento mínimo da temperatura, pois não aquece a estrutura do dente, atuando apenas no agente clareador.

CIMENTAÇÃO E ADESIVAÇÃO

O uso do fotopolimerizador serve também como apoio para procedimentos de cimentação de pinos e coroas, pontes e outras opções que fazem parte das consultas ao cirurgião-dentista. A cimentação adesiva, por exemplo, que é uma etapa do desempenho clínico em longo prazo, exige conhecimento dos materiais e entendimento dos princípios de adesão inerentes às técnicas, que associadas ao uso do fotopolimerizador proporcionará maior segurança ao profissional e ao paciente durante os procedimentos.

Ter um fotopolimerizador LED além de essencial é um facilitador dos consultórios odontológicos. Conheça toda nossa linha clicando aqui e se surpreenda.

Se você é um futuro dentista ou já atua na área, gostou do tema e quer escrever pra gente, conte um pouco mais sobre suas experiências. Será um prazer vê-lo por aqui!


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: