Higiene Bucal das Crianças

Em parceria com a Schuster Equipamentos Odontológicos produzimos uma série de cinco vídeos para apresentar as principais dicas e cuidados com a higiene bucal das crianças. Assista aos vídeos e utilize as nossas redes sociais para enviar suas dúvidas e comentários sobre os cuidados com a dentição dos pequeninos.

ESCOVAÇÃO

A escovação dental é importante aliada na remoção mecânica do biofilme- que é uma película que se forma sobre os dentes e que contém restos alimentares e bactérias. A higiene bucal começa com uma boa escovação.

QUANDO A ESCOVAÇÃO DEVE SER INICIADA?

A partir do surgimento do 1º dente na boca do bebe, independentemente da idade.

CRIANÇAS PODEM ESCOVAR OS DENTES SOZINHAS?

A orientação é que as escovações sejam sempre supervisionadas pelo menos até os 8 anos de idade, pois as crianças não têm coordenação motora suficiente para realizar esta tarefa sozinha, pois a falta de habilidade e destreza manual faz com que alguns locais não sejam efetivamente escovados durante a higiene bucal. Dessa forma, outra questão importante e fundamental é que a escovação noturna seja realizada por um adulto diariamente.

TIPO DE ESCOVA – qual escolher?

Ao escolher o tipo de escova ideal para a criança, deve-se sempre levar em consideração algumas características como: TAMANHO DA CABEÇA – que deve ser compatível com a boca da criança; CERDAS MACIAS- e que tenham qualidade comprovada e que não se soltem durante escovação; CANTOS ARREDONDADOS – para facilitar o movimento da escova dentro da boca durante a escovação e CABO ERGONÔMICO – que facilite e promova uma boa empunhadura.

DICA: TENHA SEMPRE UMA SEGUNDA ESCOVA para que a criança treine a habilidade manual e crie o hábito de realizar a escovação sozinha.

CREME DENTAL

Quando o assunto é creme dental sempre surgem dúvidas como: deve-se usar com flúor ou sem flúor? Qual a quantidade na escova? E quantas vezes ao dia?

A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda o uso de creme dental COM flúor na escovação a partir do surgimento do primeiro dente na boca do bebê, independente da sua idade e se a criança engole ou não, desde que sejam respeitadas as quantidades recomendadas. É importante prestar atenção no momento que for comprar o creme dental, este deve ter no mínimo 1000ppm de flúor, informação que está contida no verso da embalagem do produto.

ATENÇÃO PARA A QUANTIDADE DE CREME DENTAL COM FLÚOR QUE DEVE SER USADA DIARIAMENTE NAS ESCOVAÇÕES de acordo com a idade:

0-2 ANOS – QUANTIDADE EQUIVALENTE A ½ GRÃO DE ARRO CRU – 2X/DIA

2-4 ANOS- QUANTIDADE EQUIVALENTE A 1 GRÃO DE ARROZ CRU – 2X/DIA

A PARTIR DOS 4 ANOS – QUANTIDADE EQUIVALENTE A 1 GRÃO DE ERVILHA – 2X/DIA

MAS A PERGUNTA QUE SEMPRE SURGE: “MAS E SE A CRIANÇA ENGOLIR O CREME DENTAL?”

O creme dental com flúor deve ser visto como um “medicamento”, seu uso deve ser conforme orientação do cirurgião-dentista Odontopediatra e sempre sob a supervisão de um adulto. Se ele for usado de forma consciente e suas recomendações forem respeitadas, ele só traz benefícios e não oferece risco.

FIO DENTAL – CRIANÇA DEVE USAR?

A resposta é SIM!!! O FIO DENTA/ FITA DENTAL  também faz parte da higiene bucal, seu uso deve ser iniciado a partir do momento que se tenha dois dentes um ao lado do outro , mesmo que eles não estejam bem juntinhos.

O fio dental auxilia a remoção de resíduos/placa bacteriana daqueles locais que a escova dental não consegue alcançar, entre os dentes, onde somente ele consegue chegar e fazer uma limpeza eficaz.

IMPORTANTE: ele deve ser usado de preferência ANTES da escovação, permitindo desta forma que o fluoreto que vem da agua e do creme dental beneficie estes locais também.

E A CRIANÇA CONSEGUE USAR FIO DENTAL SOZINHA?

Até que as crianças tenha coordenação motora, quem  deve passar o fio dental nela são os responsáveis, e após adquirirem corrdenação motora fina, seu uso deve ser supervisionado sempre por um adulto.

DICA: Os FIOS DENTAIS com forquilhas ou hastes são indicados para serem usados pelas crianças, são uma excelente forma de se iniciar o hábito além de serem lúdicos e coloridos. Porém, cabe ressaltar que após estabelecido o hábito, a criança deve ser estimulada a usar o fio dental tradicional.

ENXAGUATÓRIO BUCAL, PODE SER USADO NA ROTINA DA HIGIENE BUCAL DAS CRIANÇAS?

As crianças adoram os “líquidos em frascos coloridos”, e a dúvida por parte dos pais e responsáveis sempre é criança pode/deve usar? Como e quando deve ser usado?

Os enxaguatórios bucais não tem indicação de uso diário na rotina de higiene bucal das crianças e também NÃO substituem a escovação de forma alguma. Em alguns casos, os bochechos com soluções fluoretadas podem ser indicados pelo Cirurgião Dentista ou Odontopediatra como uma alternativa auxiliar para controle de cárie em pacientes com médio a alto risco de cárie.

Porém, sempre deve-se levar em consideração no momento da indicação a idade e coordenação motora da criança para que seu uso seja efetivo e seguro. O mais importante é ter uma boa rotina de escovação utilizando creme dental com flúor.

HIGIENE BUCAL DOS BEBÊS SEM DENTES

BEBÊS SEM DENTES E QUE MAMAM EXCLUSIVAMENTE NO PEITO (ALEITAMENTO MATERNO) não necessitam higienizar a cavidade bucal. Como um alimento completo em todos os quesitos para o bom crescimento e desenvolvimento da criança como um todo, o leite materno contém anticorpos importantes para a imunidade dos bebês, e dessa forma não devem ser removidos juntos com a saburra branca (camada esbranquiçada) que fica sobre a língua.

PARA OS BEBÊS QUE USAM FÓRMULA INFANTIL OU QUALQUER OUTRO TIPO DE ALIMENTO, ASSOCIADO OU NÃO AO LEITE MATERNO, pode-se realizar a higiene da boca eventualmente mesmo antes do nascimento dos dentes. Lembrando que essa orientação não é obrigatória, pois não existem ainda evidências científicas para tal conduta. A recomendação dessa limpeza baseia-se na experiência clínica de especialistas. Neste caso, não deixe de consultar também um Odontopediatra, ele poderá lhe fornecer maiores informações acerca desses cuidados de forma individualizada para cada bebê.


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: