Lesões bucais comuns em pacientes com AIDS

Antes de iniciarmos com as principais lesões bucais que acomete o sujeito com o vírus da imunodeficiência humana devemos introduzir com um breve histórico e conceitos já que se trata de uma doença que possui muito incompreensão e prejulgamento implicado. As primeiras explanações do Vírus da Imunodeficiência Humana que é o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foram publicados em 1981, nos Estados Unidos da América, quando foram notificados pelo Centers For Disease Control And Prevention (CDC)  vários casos de pneumonia e Sarcoma da Kaposí.

A transmissão do HIV pode ser através do sangue ou relações sexuais sem preservativo. As gestantes podem passar a infecção para o bebê durante a gravidez, parto ou após o nascimento no decorrer da amamentação.

O exame para verificar se houve o contágio é o teste anti-HIV e pode ser executado em posto ESF (Estratégia Saúde da Família) ou em centros especializados SAE (Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids) de forma gratuita pois é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Ressalto que profissionais possuem um código de ética, e o profissional deve guardar sigilo absoluto por se tratar de uma doença que possui muita discriminação. Em junho de 2014, foi sancionada a Lei n°12.984 que estabelece como crime a discriminação contra pessoas vivendo com HIV ou AIDS.

Atualmente existem medicamentos (antirretrovirais) que pacientes diagnosticados como HIV+  ingerem diariamente e com isso houve uma grande diminuição da letalidade e morbidade relacionada a infecção pelo HIV. Desde 1998 causa de óbito de indivíduos portadores de HIV em tratamento diminuiu em relação a doenças oportunistas e passaram a serem as mesmas relatadas nos indivíduos da mesma faixa etária, porém não infectados por esse vírus. Ao mesmo tempo houve aumento de casos de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência hepática, em geral associada ao vírus da hepatite B e C. Em particular essa última. Pacientes que possuem uma vida saudável, realizam exames periódicos orientados pelo médico infectologista e mantém uma contagem de linfócitos alta e uma carga viral indetectável possuem uma expectativa de vida igual da população geral.

Diversos pesquisadores já realizaram pesquisas em relação a manifestações orais de pacientes HIV+/AIDS. Observou-se na literatura que há predomínio de alguns tipos de lesões onde a candidíase nas suas várias ocorrências clínicas, as doenças gengivais e/ou periodontais, a leucoplasia pilosa, o sarcoma de Kaposi e o herpes simples se situavam entre as mais constantemente citadas. Averiguaram que as infecções fúngicas se instalam em um grande número de pacientes HIV+, devido as profundas modificações que ocorrem na função imunológica. A cavidade bucal  representa área de habituais manifestações da AIDS, sendo que a candidíase e as doenças periodontais representaram as lesões mais presentes.

Lesões bucais mais comuns em pacientes portadores de HIV/AIDS

A presença de lesões bucais em pacientes com AIDS tem sido motivo de inúmeras pesquisas tendo em vista que, essas manifestações orais reproduzem os primeiros sinais da doença. Por este motivo é de fundamental importância o entendimento detalhado das lesões bucais presentes, como forma do cirurgião-dentista distinguir, o mais precocemente, os casos de pacientes com AIDS na sua rotina de consultório. A periodicidade com que essas lesões se manifestam nos pacientes possui algumas variações, muita delas em função de hábitos, fatores sociais ou mesmo, geográficos.

Dentre as lesões destaca-se a candidíase nas suas diversas formas clínicas, seguido por leucoplasia pilosa, gengivites e/ou periodontites progressivas, herpes simples, sarcoma de Kaposi, lesões do papiloma vírus humano (condiloma acuminado, verruga vulgar e hiperplasia epitelial focal), entre outras. Outros problemas bucais que ocorrem na boca incluem: boca seca, o que pode levar à cárie pela diminuição da saliva e consequentemente a dificuldade da alimentação e a comunicação. Pois as mudanças na boca podem ser reflexos das mudanças do estado imunológico.

Referências Bibliográficas

  1. Manifestações orais em pacientes com AIDS em uma população brasileira. Lélia Batista de SOUZA* Leão PEREIRA PINTO** Ana Myrian Costa de MEDEIROS*** Raimundo Fernandes de ARAÚJO Jr.**** Olibânia Jácome Xavier de MESQUITA*****. Pesq Odont Bras v. 14, n. 1, p. 79-85, jan./mar. 2000.
  2. Manual de Hiv / Aids – 10ª Ed. – Mauro Schechter, Marcia Rachid. Editora Revinder. 2017.