Como realizar corretamente a lubrificação de peças de mão.

Os dentistas sabem que é extremamente necessário realizar a lubrificação de peças de mão de alta e baixa rotação para melhorar a vida útil dos equipamentos. O que talvez não saibam é como deve ser feito e com qual frequência. Por isso, fizemos esse artigo com a intenção de auxiliarmos na preparação desses materiais e contribuirmos com um bom funcionamento dos mesmos.

Sabemos que todas as peças de mão que estão no mercado são autoclaváveis, cumprindo as exigências de esterilização. Porém, este processo pode causar danos internos que são imperceptíveis aos olhos do dentista, onde a durabilidade dos rolamentos está diretamente associada à lubrificação e pressão de trabalho.

Nas peças internas da alta e baixa rotação, existe um rotor responsável pelo giro da broca. Esse rotor precisa ser lubrificado frequentemente para não travar e provocar danos às demais peças, interferindo nos procedimentos no consultório. O processo de lubrificação deve ser efetuado pelo menos duas ou três vezes ao dia, e sempre antes da peça de mão ser esterilizada. O ideal é que a mesma também seja feita após a autoclavagem, para garantir que a peça esteja apropriada para ser utilizada novamente e que internamente não esteja ressecada e rígida.

Indicamos alguns procedimentos padrões para limpeza das peças de mão:

1. Remover a broca

No momento de remover a broca das peças de mão, sempre inserir o pino que acompanha o equipamento para evitar a rigidez da pinça interna e manter a flexibilidade da peça que segura a broca. O ideal é que o equipamento nunca esteja sem pino ou a broca. O pino servirá para os momentos que necessite remover a broca para esterilizar e que o equipamento está parado, sem uso. Então se coloca o pino no equipamento, simulando uma broca.

2. Limpeza externa

Escovar a peça de mão em água corrente para remoção de sujeira encrostada em volta do equipamento. Se necessário, utilizar detergente neutro para melhor remoção. Limpá-la externamente com um pano umedecido em álcool 70.

3. Remoção de Resíduos:

Imergir a peça de mão em um copo com água destilada e acionar o pedal, mantendo por dois minutos ou mais. Repetir a operação até observar que todos os resíduos foram removidos. Trocar a água para facilitar a limpeza, lembrando sempre de lubrificar o equipamento após esse procedimento.

4. Lubrificação

A lubrificação deve ser efetuada pela parte traseira da peça de mão, utilizando o adaptador do próprio spray Schuster (ODONTOLUB) acoplando o aplicador nos furos do encaixe borden. Também é indicado lubrificar a cabeça para melhor eficácia e menor rigidez das peças internas.

5. Acionar antes do uso:

Antes de utilizar a peça de mão, acioná-la durante alguns segundos para eliminar o excesso de óleo, evitando que partículas cheguem até a boca do paciente.

Dê atenção especial a estes procedimentos!!!!

Suas peças de mão terão mais vida útil e menos manutenções e interrupções nos procedimentos,  garantindo qualidade e eficiência no atendimento aos clientes.

Quer saber mais dicas sobre equipamentos que não falamos aqui no Blog, escreva para a gente. Quem sabe podemos programar mais conteúdos importantes para vocês Dentistas.