Quando compramos uma peça de mão, podemos pesquisar qual a melhor opção se encaixa na rotina de uso do consultório. Temos a possibilidade de decidir entre uma peça de baixa ou de alta rotação; ou então se o equipamento tem LED na cabeça ou no corpo; e tantas outras características. Mas um atributo que você pode – e deve – levar em consideração é o tipo de rolamento presente no instrumento. Entenda neste artigo a importante relação entre o rolamento de esfera cerâmica e a vida útil da sua peça de mão.
Conhecendo as diferenças
Ainda que todas as peças de mão fabricadas pela Schuster contem com o rolamento de esfera cerâmica, no mercado da odontologia no Brasil essa não é uma regra. Ainda encontramos instrumentos com outras tecnologias, como, por exemplo, o rolamento feito em aço. O rolamento utilizado nas peças de mão da Schuster é feito totalmente com material cerâmico.
E não é por acaso que a Schuster utiliza esse material. A escolha do rolamento em cerâmica é baseada em questões técnicas.
Benefícios da cerâmica
Os rolamentos de esferas cerâmicas garantem benefícios que vão impactar positivamente no uso diário da peça de mão e, consequentemente, no uso a longo prazo do equipamento:
- Menor necessidade de uso de lubrificante
- Geram menor atrito em comparação a outras tecnologias
- Suportam temperaturas extremas
- Apresentam menor aquecimento
- Apresentam menor desgaste no rolamento
Essas características em conjunto resultam no maior benefício que os rolamentos de esfera cerâmica podem proporcionar aos usuários: maior tempo de vida útil da peça de mão. Estudos apontam que esse material pode durar até 40% mais tempo que os rolamentos feitos de outros materiais.
Mesmo assim… mantenha o cuidado
Ainda que os rolamentos de esfera cerâmica tenham maior durabilidade e demandem processos menos frequentes de lubrificação, você precisa ter em mente que a vida útil do seu instrumento está diretamente ligada aos cuidados no dia a dia.
Por isso, mesmo com todos pontos positivos que essa tecnologia oferece e que trouxemos neste artigo, lembre-se de seguir à risca os processos de lubrificação, limpeza e esterilização. Isso fará com que o seu consultório tenha o melhor a oferecer ao paciente, a começar pela sua peça de mão.
O Guia Definitivo de Peças de Mão elaborado pela Schuster em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conta com tutoriais sobre esses cuidados. Você assiste ao material abaixo: