Ortodontia com Dr. Marcel Farret no Papo de Dentista.

O nosso primeiro Papo de Dentista é com Doutor em Ortodontia Marcel Farret, diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e professor dos cursos de Especialização em Ortodontia CEOM – Passo Fundo e Fundef – Lajeado. Marcel também é Diretor Científico da Associação Brasileira de Ortodontia. Para entender um pouco mais sobre a especialidade do Dr. Marcel, selecionamos 4 perguntas sobre temas da atualidade, mudança de comportamento dos profissionais da área, procedimentos estéticos e a relação da Ortodontia com as demais especialidades da Odontologia.

Dr. Marcel Farret no Congresso Americano de Ortodontia, organizado pela American Association of Orthodontics em San Diego, na California.

Veja agora a entrevista completa com o especialista em Ortodontia, Dr. Marcel Farret.

Com quais especialidades você acredita que a Ortodontia se inter-relaciona?

A Ortodontia trabalha em parceria com todas as outras especialidades odontológicas. Com a Odontopediatria através de tratamentos preventivos ou interceptativos de crianças, com a Periodontia na manutenção da saúde do periodonto e com procedimentos cirúrgicos estéticos e funcionais, com a Cirurgia Bucomaxilofacial em procedimentos de cirurgia ortognática e instalação de dispositivos de ancoragem, com a Implantodontia restabelecendo espaços para reabilitação por implantes ou utilizando a ancoragem desses para a mecânica ortodôntica e com a dentística e prótese dentária na reabilitação estética e funcional dos pacientes pós tratamento ortodôntico.

O que mudou nessa inter-relação nos últimos anos?

Com o advento de novos recursos tecnológicos para o planejamento e tratamentos dos casos mais complexos a comunicação entre os profissionais ficou mais eficiente. Um exemplo é a possibilidade de avaliação de exames de diagnóstico como os modelos de estudo, que antes era feita somente de forma física e agora pode ser feita de forma virtual, com manipulação dos modelos em 3D em computadores e outros dispositivos. Outro exemplo é possibilidade de planejamento virtual de reabilitações e cirurgias ortognáticas, definindo com precisão os objetivos de movimentação ortodôntica previamente a estes procedimentos, facilitando a comunicação entre profissionais de diferentes áreas, reduzindo a complexidade e tempo de planejamento e otimizando os resultados.

Fale um pouco mais sobre as últimas novidades na área.

Possivelmente as maiores novidades na Ortodontia sejam os recursos de diagnóstico e planejamento virtual através de escaneamento intra-oral, manipulação dos  modelos em computador, impressão de modelos para produção de alinhadores e impressão de guias para colagens indiretas e orientação de procedimentos auxiliares. Quanto ao tratamentos podemos citar os recursos de ancoragem esquelética que permitem um tratamento com grande confiabilidade, com menor necessidade de colaboração dos pacientes e em menor tempo.

Quais as opções estéticas que temos para tratamentos ortodônticos atualmente?

Além dos já consagrados bráquetes estéticos (cerâmicos), que continuam sendo a melhor opção para casos mais complexos, hoje em dia os alinhadores transparentes removíveis são uma opção muito interessante para casos com menor complexidade.

Se você gostou da entrevista, gostaria de fazer perguntas ao Dr. Marcel e saber um pouco mais sobre Ortondontia, não deixe de nos mandar o seu comentário. Você também pode indicar Dentistas que são referências para você e ver eles fazendo parte do Papo de Dentista com a Schuster.


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: