Como fazer um Planejamento poderoso de Marketing no Consultório Odontológico.

Hoje, no país, temos 250 mil dentistas na ativa (cerca de 11% dos profissionais do mundo) e um bom planejamento de marketing no consultório odontológico pode ser a saída para atrair pacientes e superar a concorrência.

Ter um controle financeiro e uma gestão orçamentária bem definida, não deve ser a única “sacada” dos dentistas para alcançar o sucesso. Estar atento ao mundo digital e desenvolver um planejamento de marketing irá contribuir para sobressair no mercado odontológico.

Nesse artigo, queremos ajudar você a ter sucesso nos negócios e na sua carreira profissional, por isso abordamos algumas dicas para você alavancar o seu consultório odontológico e quem sabe sair na frente dos seus concorrentes. Esse é um momento de inovar e planejar.

  1. CONHEÇA O PERFIL DO SEU PÚBLICO:

Conhecer o seu paciente pode parecer um processo fácil, mas ter informações que não sejam relevantes pode atrapalhar os seus objetivos. Em alguns consultórios, se o procedimento for mais simples, talvez pouca ou quase nenhuma informação é coletada.

É importante montar um perfil do seu público e perguntar o máximo de informações de quem procurar por seus serviços. Faça uma triagem antes da consulta e fique sabendo o que considera mais relevante. Inove, planeje e descubra informações como: nome completo, data de nascimento, rede social, lazer, filhos, status, renda. Assim, você terá uma abordagem certeira e conhecerá um pouco mais sobre seus pacientes, descobrindo caminhos para destacar seu consultório diante da concorrência.

  1. CRIE COISAS SIMPLES E PRÁTICAS: 

Sabemos que a disponibilidade de recursos financeiros pode atrapalhar as ideias quando queremos investir em algumas ações de marketing no consultório odontológico.

Quando falamos na criação de algo simples, pensamos em diversos conceitos que de fato podem assumir uma das principais fontes de geração de pacientes, com um custo consideravelmente baixo. Ideias criativas, como disponibilizar um “caça-palavras” para o momento de espera, pode gerar uma boa impressão e fazer desse momento, por vezes um tanto chato, uma hora de descontração e lazer.

Na dica 1 desse artigo, você criou um planejamento de um perfil e descobriu muitas informações de seus clientes.

Para mantê-los fieis, por que não programar alguma promoção de aniversário e enviar e-mail, inbox, ou direct, de felicitações? Afinal, você já sabe a data de aniversário dele, não é? Garanto que um “Feliz Aniversário” com um super desconto, captaria mais pacientes para uma nova visita e também poderia ser estendido à família.

Você também sabe que o seu paciente é casado e tem filhos, é a hora de trazer todos para o consultório. Ofereça vantagens, seja criativo, mostre a ele que se importa e que o conhece muito bem. Essa pode ser uma maneira de começar a atrair mais pessoas para o seu consultório e aumentar o número de atendimentos.

  1. QUALIDADE MÁXIMA NO SERVIÇO: 

Nenhuma ação de marketing irá funcionar se a qualidade máxima no serviço não estiver em evidência para os seus pacientes. Fazer uma autorreflexão do que está sendo ofertado e uma reciclagem periódica é fundamental para o futuro do seu consultório.

O cirurgião-dentista tem de estar sempre melhorando e buscando novos conceitos e aprendizados. Com a forte concorrência do mercado, ter essas qualidades pode ser a “chave” para aumentar a receita do seu negócio.

Lembrando que número de pacientes e atendimentos nem sempre quer dizer maior lucro. Por isso, com a melhoria dos seus serviços o valor cobrado de cada consulta poderá estar equivalente ao que está sendo oferecido.

Quanto mais experiência, novas tecnologias, abordagens e procedimentos, maiores as chances de elevar a qualidade do seu público.  A união destes fatores garantirá o melhor resultado, pois a procura por um serviço está associada a uma característica de compra do cliente e é dever do dentista proporcionar a ele a melhor experiência.

  1. REDES SOCIAIS AFIADAS: 

Hoje, um dos assuntos mais preocupantes quando falamos em rede social para dentistas, é saber o que pode e o que não pode ser postado, de acordo com o Código de Ética Odontológico.

Muitos conteúdos são restringidos, como: imagens antes e depois de pacientes, consulta e diagnóstico online, exibir técnicas sem comprovação científica, entre outros. Todas essas situações devem ser estudadas pelo dentista ou responsável das redes sociais do consultório, para não ocasionar problemas que poderão denegrir seu futuro profissional.

Vamos concentrar as energias para o que está liberado e fazer das redes sociais um instrumento afiado para alcançar os objetivos do sucesso.

Crie um logotipo atrativo e que tenha características que remetam a sua especialidade. Exponha a sua qualidade, suas atualizações e tudo aquilo que você aprendeu e oferece de melhor. Tenha cadência nas postagens e não deixe as suas páginas caírem no obsoleto. Poste conteúdo que agregue conhecimento ao seu público. Ensine cuidados e torne-se referência de conteúdo. Mostre os bastidores e aproxime o seu paciente do ambiente de trabalho. Descontraia mostrando conteúdos de lazer e que fuja do contexto odontológico.

Além das redes sociais tradicionais como Facebook e Instagram, podemos contar com o Ident. Uma rede social voltada exclusivamente para a área da odontologia, onde é possível se conectar com outros profissionais, ter acesso a estudos, casos clínicos e a uma lista completa com as principais marcas, produtos e equipamentos. Embora o Ident não seja focado em atrair pacientes diretamente, é uma ótima ferramenta para você se manter atualizado e em contato com o mercado.

Enfim, use esses recursos com discernimento e não esqueça o contato direto com o público, na atenção diária e transparência nos assuntos. Ter coerência nas postagens é o caminho certo para manter as redes sociais afiadas e construir uma ponte entre consultório e paciente.

  1. ENCANTE SEU PACIENTE: 

Ter o maior número de clientes falando do seu negócio aumenta a credibilidade de seu serviço de forma espontânea.

Cada pessoa possui uma rede de contatos própria e para conquistá-la você terá que passar uma experiência positiva desde o primeiro momento. Com isso, você não apenas fidelizará o paciente, como também abrirá caminho para novos. Se você conquistar o seu cliente, será através dos grupos sociais de cada um que será bem-falado para os amigos, gerando um ótimo marketing boca a boca.

Já citamos no artigo que quem busca um serviço odontológico segue o mesmo processo de uma compra normal, e por isso, desde o primeiro minuto é preciso encantar o seu paciente.

Alguns estudiosos dizem que os primeiros 30 segundos são os principais para criar uma  boa impressão do seu negócio. Utilize o marketing no consultório odontológico a seu favor. Capriche no atendimento e ofereça o seu melhor. Isso servirá principalmente para quem está na linha de frente dos atendimentos, marcação de consulta e recepção do consultório.

Cursos de capacitação são ótimas oportunidades para as secretárias e visam um atendimento de qualidade. Ao investir nisso, você sairá beneficiado.

Encante seu paciente com inovações, mostre a ele que você está em constante mudança e em busca da excelência. Procure formas de atendimento rápido, com facilidade e flexibilidade na marcação de consultas. Descubra o que pode melhorar, observe seu ambiente de trabalho. Fique atento às reclamações e sugestões, pois é através delas que você descobrirá o melhor caminho.

A comunicação, a confiança nas pessoas e o bom relacionamento, são baseados na credibilidade do serviço. Manter a boa educação e passar a impressão de que cada paciente é único, são simples atitudes que farão a diferença em seu atendimento. Por isso nunca esqueça, encantar seu paciente é imprescindível para seu sucesso.