Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico? Quais as formas de se reduzir esse tempo?

Um questionamento muito comum por parte dos pacientes nos consultórios de Ortodontia é com relação ao tempo total do tratamento ortodôntico. Compreende-se em parte essa dúvida, pois o tratamento ortodôntico costuma ter duração maior que os demais tratamentos odontológicos e muitas vezes pode estender-se por anos, comprometendo o planejamento pessoal de alguns pacientes. Mas afinal, existe uma forma objetiva de definirmos o tempo total de um tratamento ortodôntico?

Quando sou questionado dessa forma pelos pacientes ou até mesmo por meus alunos costumo dizer que não temos uma forma objetiva, pois dependemos uma série de variáveis como  um correto planejamento e execução do tratamento, resposta biológica a movimentação (que pode variar entre os pacientes) e cooperação do paciente com assiduidade as consultas, higiene e uso correto dos recursos auxiliares. Talvez a forma mais simples de prever um tempo médio de tratamento ortodôntico seja dividir as fases previstas do tratamento e calcular de forma aproximada cada uma das fases, que compreendem normalmente a fase de alinhamento e nivelamento, fase intermediária de correções transversais, verticais e sagitais e finalização no período ativo e  ainda, contenção como manutenção dos resultados obtidos. O tempo previsto para cada uma dessas fases é variável, sendo a fase intermediária a que usualmente demanda maior tempo e costuma prolongar além do previsto os tratamentos ortodônticos. Tratamentos considerados simples podem ter duração média de 12 meses pois todas as fases são curtas (Figura 1), enquanto tratamentos mais complexos podem durar até 36 meses, principalmente pelo maior tempo exigido na fase intermediária (Figura 2).

Figura 1. Tratamento ortodôntico considerado simples, executado em 12 meses.

Figura 2. Tratamento ortodôntico de maior complexidade, executado em 36 meses.

Mas é possível reduzir o tempo total do tratamento ortodôntico?

O principal motivo pela longa duração do tratamento ortodôntico é demora como se processa o movimento dentário através do osso com absorção e deposição ao longo do movimento, sendo necessário em média 30 dias para se obter 1mm de movimentação. Nos últimos anos uma série de procedimentos foram propostos como recursos para tentativa de aceleração do movimento dentário, como osteoperfurações, aplicação de laser e vibração dentária, entre outros. No entanto, nenhum deles obteve comprovação científica de sua efetividade. O que se percebe claramente é que a melhor forma de reduzir o tempo total dos tratamentos ortodônticos ainda é a realização de um completo diagnóstico, o preparo de um plano de tratamento adequado e a execução correta desse plano de tratamento. Para isso, é fundamental que o paciente procure um profissional qualificado, evitando o prolongamento do tempo do tratamento ou até mesmo a necessidade de um retratamento.

Referências

Farret MM, Farret MMB, Farret AM. Orthodontic retreatment with mini plate anchorage to camouflage of a Skeletal Class III malocclusion. Case report. 2016;21(3):104-115.

Farret MM, Farret MMB. Retreatment of a Class II Patient with Short-Root Anomaly. J Clin Orthod. 2015;49(10):659-65.