Cinco Aplicações da Toxina Botulínica na Odontologia.

Os procedimentos com Toxina Botulínica são fortes aliados na estética orofacial. Os procedimentos estéticos são vários, podendo atender muito daquilo que você deseja ou simplesmente melhorar algo que te incomoda. Entretanto, a toxina não é só utilizada para fins estéticos, mas também de forma terapêutica. E para falar mais sobre isso, neste post citarei cinco das mais utilizadas formas de aplicação terapêutica da Toxina Botulínica A em Odontologia. Então, acompanhe a seguir:

  1. Bruxismo – O bruxismo durante o sono é caracterizado por uma atividade oral de movimentos involuntários, como o ranger ou apertar dos dentes durante o sono;
  2. Disfunções temporomandibulares (DTM) – O termo disfunção temporomandibular é utilizado para reunir um grupo de doenças que acometem os músculos mastigatórios, articulação temporomandibular e estruturas adjacentes;
  3. Assimetria de Sorriso – ligadas à hipertrofia dos músculos da mastigação;
  4. Exposição Gengival Acentuada – O sorriso gengival é conceituado pela exposição de mais de 3 mm de tecido gengival durante o sorriso;
  5. Sialorréia – produção excessiva de saliva.

Nestas aplicações da toxina botulínica em odontologia, a mesma irá agir na base motora da musculatura, impedindo a liberação de acetilcolina e ocorrendo a diminuição da contração muscular. Já no sistema nervoso autônomo, a ação ocorrerá sobre a glândula salivar aplicada no local estudado pelo profissional, através de uma injeção. Mas ela dói? Isso depende do limiar de cada paciente. Posso dizer que causa um incômodo, assim como qualquer injeção e é relatado por boa parte dos pacientes como algo bem suportável.

O tempo de duração depois de aplicada a toxina botulínica varia e depende de diversos fatores que estão relacionados com a individualidade de cada paciente, como por exemplo: a dose aplicada, os músculos atingidos e o que é esperado da toxina em relação à localidade da aplicação. Nos pacientes que realizam atividades físicas e possuem uma alta atividade muscular, o tempo de duração do efeito será menor, e isso deverá ser diagnosticado durante a anamnese e explicado previamente para o paciente, geralmente variando de quatro a seis meses. A toxina botulínica é uma ótima alternativa de tratamento para melhora e manutenção da saúde bucal, podendo ser mais uma opção terapêutica ao alcance do paciente. Dentistas de diversas especialidades como Ortodontistas e Protesistas possuem esse excelente aliado na finalização e complementação dos seus casos clínicos.

A Odontologia possui muitas possibilidades para podermos cuidar do paciente de uma forma completa e podemos buscar conhecimento para nos aprimorarmos cada vez mais. Hoje em dia, existem diversos cursos sobre o assunto. Busque indicações de colegas e pesquise sobre os professores. É uma área maravilhosa, mas necessitamos estar preparados para as adversidades clínicas também. Moral da história: nunca pare de estudar, pois já dizia a famosa frase do Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode utilizar para mudar o mundo” – Nelson Mandela.

E se você gostou do texto, deixe o seu comentário e/ou sugestão. Mas também gostaria de saber de você: qual desses procedimentos é aplicável no seu consultório?

Vamos compartilhar conhecimento. Até a próxima!

 

Bibliografia

Irineu Gregnanin Pedron. A utilização da toxina botulínica em Odontologia. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.68 no.3 Sao Paulo Jul./Set. 2014.


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: