Tratamento Ortodôntico do Apinhamento Dentário.

A Ortodontia tem como objetivo primordial o estabelecimento de oclusão correta, com os dentes em posições que favoreçam o desempenho de funções essenciais como mastigação, fonação e deglutição. Entretanto, grande parte dos tratamentos realizados atualmente tem como objetivo, além da função, a estética do sorriso, e nesse contexto a ortodontia se destaca podendo proporcionar uma série de benefícios aos pacientes. Com base nisso, o intuito desse artigo é abordar o tratamento do apinhamento dentário com objetivo estético e funcional.

O apinhamento dentário é provocado pela falta de espaço para acomodação de todos os dentes na arcada dentária, considerando que em algumas situações os pacientes podem possuir dentes grandes para serem totalmente acomodados em arcadas pequenas. Consequentemente os dentes apresentam alterações nas posições corretas, apresentando giros e deslocamentos severos, a oclusão é alterada funcionalmente e os pacientes normalmente possuem dificuldade para realização de higiene adequada, apresentando nessas regiões maior acúmulo de placa bacteriana e cálculo dental (tártaro). Além do problema funcional, muitas vezes a queixa principal dos pacientes portadores de apinhamento é o prejuízo estético, causado pela alteração de posição dos dentes anteriores, expostos no sorriso e na fala.

Existem diversas formas de tratamento para os apinhamentos dentários, dependendo da severidade do problema (falta de espaço) e de características próprias de cada paciente, como perfil  facial, exposição de dentes anteriores, volume dos lábios, padrão de crescimento, entre outros. Alternativas mais conservadoras incluem pequenos desgastes entre os dentes, utilização de dispositivos de ancoragem esquelética para obtenção de espaços em ambas as arcadas ou projeção e expansão de dentes superiores e inferiores. Em situações mais severas, extrações de dentes permanentes são fundamentais para obtenção do espaço necessário para o alinhamento e nivelamento de todos os dentes.

O caso relatado nesse artigo apresenta um paciente que procurou tratamento ortodôntico com queixa estética referente ao apinhamento excessivo em ambas as arcadas. Na análise das fotografias observa-se o posicionamento incorreto dos dentes superiores e inferiores, com deslocamentos, giros e mordida cruzada. A falta de espaço era considerada severa, em torno de 14 mm, determinando que esse caso deveria ser tratado obrigatoriamente com extração de dentes permanentes. O paciente foi então tratado com extração de primeiros pré-molares superiores e inferiores para obtenção de espaço para alinhamento e nivelamento de todos os dentes. Ao término do tratamento ortodôntico, após 24 meses, foi possível observar o perfeito alinhamento de todos dentes permitindo melhor acesso para higiene e o ganho estético que se proporciona ao paciente.

Apinhamento Dentário _ Antes

Fotografias facial inicial e intraoral frontal inicial.

Apinhamento Dentário _ Depois

Fotografias facial final e intraoral frontal final.


Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Assuntos Relacionados: