Dr. Matheus Souza

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF-2006), Especialização em Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP-2009), Mestrado em Endodontia pela Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS-2011) e Doutorado em Endodontia pela Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS-2013), com estágio sanduíche na Tufts University – School of Dental Medicine (Boston, MA, Estados Unidos). Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, ministrando aulas nas disciplinas de Endodontia e Clínica Odontológica, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (nível Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo.


Todas as matérias deste colunista.

23 de setembro de 2019 | Casos Clínicos Tratamento da Pulpite Aguda Irreversível

Tratamento da Pulpite Aguda Irreversível

Por: Dr. Matheus Souza

Ocorre a partir de uma agressão microbiana aos tecidos dentários. Como resposta, células inflamatórias são enviadas para o local da agressão, ocorrendo vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular, liberação de mediadores inflamatórios e o desenvolvimento de dor.

6 de setembro de 2019 | Casos Clínicos Caso Clínico de Retratamento Endodôntico

Caso Clínico de Retratamento Endodôntico

Por: Dr. Matheus Souza

O retratamento ortodôntico ocorre a partir do insucesso do tratamento endodôntico primário, onde os micro-organismos resistem aos procedimentos intracanais de descontaminação, permanecem habitando o sistema de canais radiculares e dão início a uma nova contaminação.

29 de agosto de 2019 | Casos Clínicos Tratamento Clínico de Periodontite Apical Aguda

Tratamento Clínico de Periodontite Apical Aguda

Por: Dr. Matheus Souza

A periodontite apical aguda é uma condição patológica de origem microbiana, que acomete, inicialmente, o tecido pulpar, e, a partir da progressão dos micro-organismos, acaba atingindo a região periapical.