Conversamos com o Cirurgião Dentista Dr. Léo Augusto, especialista em Marketing, e pedimos para que ele contribuísse com o Blog da Schuster abordando temas do contexto digital, que hoje serve como referência para muitas áreas profissionais. O Dr. Léo além de ser um digital influencer da internet, estuda e pesquisa marketing digital e aplica os conceitos em sua carreira. Veja todas as perguntas e dicas valiosas dadas por ele, que servem para todos os interessados no sucesso de seus negócios.
Para você, qual é a definição de Marketing Digital? Pedimos que conte um pouco aos leitores o conceito sobre esse assunto.
Marketing Digital, na verdade, é o conjunto de estratégias, informações e ações voltadas para a promoção de uma marca, empresas e/ou produtos em diversos meios digitais. Mas o que realmente, difere o Marketing Digital do marketing tradicional é o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
O termo “marketing digital”, na verdade, não existe. O que determinará o trajeto do marketing em si são as estratégias de uso de plataformas digitais ou tradicionais, sendo que a escolha por uma é definida no modo como as pessoas as utilizam. Entretanto, o termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si.
Surgido nos idos dos anos 90, do século passado, o Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. Para se ter uma ideia de como isso mudou o processo de compra, basta dizer que no passado, quase a totalidade de informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam essas soluções. Hoje, a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo.
Marketing Digital é uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócios, já que cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas.
Em relação a valores, o marketing digital requer um maior ou menor investimento que o marketing tradicional?
Em números, significa dizer que:
60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.
93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais.
Então, o Marketing Digital é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads.
LEADS: são os registros de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço (Fonte: Demand Metric);
Como é possível divulgar o trabalho ou a empresa de maneira ética e eficaz?
A melhor maneira é construir uma AUTORIDADE dentro das Redes e Mídias Sociais. E para isso temos que levantar Três Pilares:
Primeiro: Gerar valor – construir um relacionamento, ajudando as pessoas, gratuitamente, a resolver um problema, dar dicas e compartilhar ensinamentos.
Segundo: conquistar a audiência
Terceiro: Engajamento e venda: construir vínculo emocional com as pessoas.
Não existe venda nas mídias sociais sem engajamento.
Quais alternativas indicaria para os que estão iniciando ou pretendem iniciar no Marketing Digital?
Primeiro: Menos é mais! Então, focar em poucas Mídias e fazer bem feito, fazer menos para fazer muito bem feito.
Indico:
- INSTAGRAM – Stories.
- FACEBOOK – Ainda bem vivo e muito lucrativo.
- WHATSAPP – Ferramenta fantástica de engajamento.
Lembrando que as três indicações fazem parte de uma mesma empresa e são ferramentas que já usamos no nosso dia-a-dia.
Segundo: NÃO FAZER PANFLETAGEM DIGITAL.
Ninguém entra nas redes sociais buscando comprar algo. A atenção das pessoas está voltada para interações como:
- Encontrar amigos.
- Divertir.
- Passar o tempo.
- Socializar.
A GRANDE SACADA É CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO, EM UM PRIMEIRO MOMENTO.
Para finalizar, pedimos que deixe algumas dicas aos leitores do Blog relacionado ao Marketing Digital, que ajude os interessados a obter um melhor relacionamento com as suas audiências.
- Criar Conteúdo de Valor.
- Ajudar a sua audiência a resolver algum ‘problema’.
- Criar uma história e uma empatia – Engajamento.
- Estudar sobre gatilhos mentais – Gatilhos Mentais são armas psicológicas que se instalam em nossa mente e que são capazes de nos convencer a tomar qualquer decisão.
- Usar imagem de qualidade.
- Elaborar títulos e legendas impossíveis de serem ignorados: Matadores.
- Fazer Vídeos – Utilizando o conceito de ‘SEO Celebridade’: VOCÊ é a cara da sua empresa, sendo que a sua empresa é materializada em você.
DR. LÉO AUGUSTO
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