Papo de Dentista sobre Marketing Digital com o Dr. Léo Augusto.

Conversamos com o Cirurgião Dentista Dr. Léo Augusto, especialista em Marketing, e pedimos para que ele contribuísse com o Blog da Schuster abordando temas do contexto digital, que hoje serve como referência para muitas áreas profissionais.  O Dr. Léo além de ser um digital influencer da internet, estuda e pesquisa marketing digital e aplica os conceitos em sua carreira. Veja todas as perguntas e dicas valiosas dadas por ele,  que servem para todos os interessados no sucesso de seus negócios.

Para você, qual é a definição de Marketing Digital? Pedimos que conte um pouco aos leitores o conceito sobre esse assunto.

Marketing Digital, na verdade, é o conjunto de estratégias, informações e ações voltadas para a promoção de uma marca, empresas e/ou produtos em diversos meios digitais. Mas o que realmente, difere o Marketing Digital do marketing tradicional é o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

O termo “marketing digital”, na verdade, não existe. O que determinará o trajeto do marketing em si são as estratégias de uso de plataformas digitais ou tradicionais, sendo que a escolha por uma é definida no modo como as pessoas as utilizam. Entretanto, o termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si.

Surgido nos idos dos anos 90, do século passado, o Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. Para se ter uma ideia de como isso mudou o processo de compra, basta dizer que no passado, quase a totalidade de informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam essas soluções. Hoje, a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo.

Marketing Digital é uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócios, já que cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas.

Em relação a valores, o marketing digital requer um maior ou menor investimento que o marketing tradicional?

Em números, significa dizer que:

60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.

93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais.

Então, o Marketing Digital é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads.

LEADS: são os registros de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço (Fonte: Demand Metric);

Como é possível divulgar o trabalho ou a empresa de maneira ética e eficaz?

A melhor maneira é construir uma AUTORIDADE dentro das Redes e Mídias Sociais. E para isso temos que levantar Três Pilares:

Primeiro: Gerar valor – construir um relacionamento, ajudando as pessoas, gratuitamente, a resolver um problema, dar dicas e compartilhar ensinamentos.

Segundo: conquistar a audiência

Terceiro: Engajamento e venda: construir vínculo emocional com as pessoas.

Não existe venda nas mídias sociais sem engajamento.

Quais alternativas indicaria para os que estão iniciando ou pretendem iniciar no Marketing Digital?

Primeiro: Menos é mais! Então, focar em poucas Mídias e fazer bem feito, fazer menos para fazer muito bem feito.

Indico:

  • INSTAGRAM – Stories.
  • FACEBOOK – Ainda bem vivo e muito lucrativo.
  • WHATSAPP – Ferramenta fantástica de engajamento.

Lembrando que as três indicações fazem parte de uma mesma empresa e são ferramentas que já usamos no nosso dia-a-dia.

Segundo: NÃO FAZER PANFLETAGEM DIGITAL.

Ninguém entra nas redes sociais buscando comprar algo. A atenção das pessoas está voltada para interações como:

  • Encontrar amigos.
  • Divertir.
  • Passar o tempo.
  • Socializar.

A GRANDE SACADA É CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO, EM UM PRIMEIRO MOMENTO.

Para finalizar, pedimos que deixe algumas dicas aos leitores do Blog relacionado ao Marketing Digital, que ajude os interessados a obter um melhor relacionamento com as suas audiências.

  • Criar Conteúdo de Valor.
  • Ajudar a sua audiência a resolver algum ‘problema’.
  • Criar uma história e uma empatia – Engajamento.
  • Estudar sobre gatilhos mentais – Gatilhos Mentais são armas psicológicas que se instalam em nossa mente e que são capazes de nos convencer a tomar qualquer decisão.
  • Usar imagem de qualidade.
  • Elaborar títulos e legendas impossíveis de serem ignorados: Matadores.
  • Fazer Vídeos – Utilizando o conceito de ‘SEO Celebridade’: VOCÊ é a cara da sua empresa, sendo que a sua empresa é materializada em você.

 

DR. LÉO AUGUSTO

Siga no Instagram: @leoauustobh, @dentistasdigitais, @blogdodentista